terça-feira, 24 de maio de 2011

Dicas de Nutrição para Ajudar na Ascensão


                   A  Nutrição com outros olhos Por  Luiza Santoro










                  Dicas de nutrição pra ajudar no processo de ascesão



                                         Queridos,
    É um prazer enorme poder compartilahr com vocês o que estudei durante alguns anos,  desde que fiz técnico o em shiatusterpia pela ABACO (2º semeste de 2008), para conseguirmos entender o que é a medicina chiensa e o qe ela tem haver com a alimentaçãoteremos que iniciar com alguns conceitos básicos.  Então o post de hoje é direcionado à eles, acredito que no fim vocês irão observar o nosso próximo de uma forma diferenciada J.
   Irei hoje me focar em iniciar o tema e explicar sobre um órgão com profundidade, para que depois que a gente esntenda sobre as caraferísticas de cada órgão saibamos, escolher a alimentação.
                                           
                                        História:
    A medicina chinesa surgiu muito antes da alopatia, há mais ou menos 4 mil anos antes de Cristo, ela se iniciou quase que junto com a história da acupuntura, já que antigamente os imperadores chineses e japoneses eram tratados com agulhas de espinha de peixe e plantas.
   O tempo passou a acupuntura e a medicina cinesa junto com ela evoluiu e hoje assim como temos variações da acupuntura, temos  novas funções de cada alimento, que serão descritos nos próximos posts, hoje temos fitoterápicos em várias formas graças aos japoneses.
                                
                                              Yin &Yang:
A teoria do Yin e do Yang, é baseada na que os opostos são complementares, o yang é o calor, é o dia, é o céu,  é o suave, a nergia masculina e é a atitude.
  O yang no nosso corpo ele se manifesta em forma de cor vermelha, é o lado esquerdo e tds os órgãos q se encontram das costelas para cima são yangs.
  O yin é o oposto é a relfexão, é a noite, é o se ligar mais na terra e por isso ser uma energia um pouco mais densa.
  Essa energia se manifestando no corpo é o lado direito e são todos os órgãos abaixo das costelas,  a cor que se manifesta geralmente é branca.


                                                 Os 5 elementos:
Coração:  O coração é o órgão mais yang o elemento dele é o fogo, a estação que ele se manifesta e que se gasta a energia dele é o verão, o gosto que ele se manifesta é o amargo e no corpo se apresenta na bochecha e na língua, através da fala.
   Na medicina chinesa o nome desse órgão traduzido para o português é o Imperador, apresentando a representação que ele é o que lidera, governa a mente e as nossas atitudes.
As pessoas que possuem em sua personalidade esse elemento são: ansiosas, impulsivas, alegres, são pessoas extrovertidas é aquela pessoa que dança maluco na festa e falam bastante
   Na medicina chinesa assim como na ocidental nós temos os órgãos que são acoplados,ou vísceras.
No caso do coração são dois: Circulação sexualidade e Intestino delgado.
  A Circulação sexualidade apesar do nome está ligado com as veias a ciruculação do sangue pelo corpo e a nutrição da mente, podendo também ser chamado de pericárdio.
 Outro órgão é o intestino delgado que é acoplado  do coração, a função do intestino delgado, que está ligado com o discernimento.
   Agora irei explicar aà vocês os fluídos corpóreos que estão relacionados: Jing Ye (suor e fluídos corporais) e xen (sangue).
 O Jing Ye ele começa a ser formado no intestino delgado, ele tem uma característica de ajudar a depurar o sangue,  levando as impurezas para fora do corpo, sendo principalmente através da transpiração.
  O xen da medicina chinesa não é só o sangue que a gente vê no tubo de ensaio, quando vai tirar sangue é também energia que nutre todo o nosso corpo e principalemente o estado da nossa mente.
                                        Dica de alimentação:
         Existe um suco que você pode tomar de manhã ou fim da tarde, mas de preferência pela manhã, que depura o sangue.
    Você irá comprar uma centrífuga e também vai precisar de um liquidificador, uma gelatina chamada Agar Agar, couve orgânica, alface,chicória, cenoura, aipo (ou salsão),maçã, salsa e hortelã.
       Informações sobre os ingredientes:
1.       Gelatina Agar Agar:
Essa gelatina é feita de uma alga marinha, que no nosso  corpo se transforma em colágeno.  A que você for comprar deve estar bem branca e você não vai usar um pouco do pacote ao abrir  e gauradar de novo,  vai dispeja-lo todo em água quente e ao mexer, esperar a água ficar um pouco mais turva e qdo tiver pegado uma consistência mais grossa, aí você vai desligar o fogo eperar 5 minutos no máximo e colocar num recipiente com tampa e guardar na geladeira.
 No suco você vai colocar 4 colheres de sopa todos os dias.

2.      Maçã:
A maçã é para dar um gosto mais adocicado ao suco, deve se usar uma média desacascada e sem as sementes, para poder caber dentro do tubo da centrífuga o bom é que você corte ao meio e faça isso por último, para que ela não oxide (escureça) logo.

3.      Folhas:
O bom das folhas é que antes que você s colocque na centrífuga, o corrteo é colocar num recipeinete de 500 ml meia pastilha de cloro e deixar por 5 minutos(o recipiente que falo é aquelas bacias de metal redondas gtandes) e depois enxagua-los na água e no vinagre, para retirar o excesso de cloro que estiver nas folhas.
 A Couve são 2 folhas grandes orgânicas
4 folhas médias de alface
1 mão cheia de salsa e hortelã.
1 folha grande de chicória
Em relação ao salsão você vai retirar as folhas, vai descasca-lo e usar um talo vai cortar a parte branca dele e quebra-lo em pedaços que possa caber

4.      Cenoura:
A cenoura deve ser duas médias descacasadas e também higienizadas como as folhas.

Como usar a centrífuga? 
1)      Devemos sempre misturar a maçã com a salsa, ou a cenoura, porque qduando colocamos muitas folhas juntas a tendência é que quando ela for triturada pela centrífuga, ela respingue para a parede da centrífuga e você aproveite pouco das folhas.
2)     A forma que eu faço é sempre botando as cenouras com a couve por úrltimo, faço um charuto e coloco no recipiente.

Outras instruções:
1)      Beba um copo de água em jejum.
2)     Assim que acabar de suar a centrífuga use, senão seca o suco que fica e depois fica uma massaroca pra tirar, espere um pouco depois que acabar e quando for jogra no liquidificador, coloque um potinho pequeno em baixo de onde sai o suco.
3)     Depois disso coloque o suco no liquidificador e o tome imediatamente senão ele oxida e fica com um gosto bastante desagradável.
4)     Para quem procura perder peso, após a ingestão do suco, procure ingerir frutas pela manhã e bastante água, para os outros que querem manter ou ganhar, devem ingerir frutas somente até ás 10;00 da manhã.
Queridos,
Fica aí as dicas, espero que façam bom proveito até a próxima
Abraços fraternos



Luiza Santoro Medina – Nutricionista Holistica -  CRN4 :10100618
   
  Contato : luizamedina@gmail.com    celular:21 - 80386730






          

Nenhum comentário:

Seguidores