terça-feira, 12 de julho de 2011

A Meditação Transcendental



A Meditação Transcendental




Há várias espécies de meditação, embora, segundo os adeptos da Meditação Transcendental ou MT, a maior parte dos estudos, atualmente, se refiram a esta técnica específica, sendo ela a mais apropriada para o equilíbrio orgânico e a lapidação das potencialidades mentais, afetivas e materiais.
A Meditação Transcendental é um método meditativo criado por Maharishi Mahesh Yogi, guru indiano falecido em 2008. Esta modalidade mística passou a ser disseminada por Yogi na América do Norte em 1959, junto a integrantes da elite da sociedade dos EUA. Em 1967 ela foi adotada pelos Beatles, lendária banda britânica.
A MT é uma técnica desprovida de qualquer complexidade, pois basta que a pessoa se sente, duas vezes ao dia, de 15 a 20 minutos, com algum conforto, os olhos cerrados, e entoe determinados sons que são conhecidos como mantras, os quais possuem características que ativam a psique.
Ao se meditar desta forma, não é necessário nenhuma concentração nem mentalização. Por esta razão a meditação assim realizada é considerada fácil, singela, e não exige da pessoa nenhum vigor. Além disso, traz amplos resultados no combate ao estresse, ao cansaço, a estados de nervosismo e agitação, pois durante sua prática a psique transcende o circuito dos pensamentos, encontrando dentro de si o necessário silêncio, o poder criador e a inteligência própria.
No instante da transcendência, a mente alcança uma etapa de calma vigília, na qual pode resgatar toda a energia de que carece e também o descanso físico fundamental, isso sem abrir mão de suas atividades cerebrais, as quais, aliás, têm uma performance ainda mais lógica, mantendo a mente completamente acordada, ao mesmo tempo em que o corpo relaxa mais do que durante o sono.


Este estágio alcançado pelo ser durante a MT é conhecido como Consciência Pura e atua no dia-a-dia de seus praticantes dinamizando seu desempenho psíquico, injetando mais energia e juventude no organismo humano, alteando e mantendo o equilíbrio dos sentimentos, erradicando o desânimo, seja ele mental, orgânico ou emocional.
O aprendizado desta técnica é considerado simples, tanto na teoria quanto na prática. Os frutos de sua prática despontam logo no começo, ampliando-se, aos poucos, durante o curso e com o exercício constante. Todos os setores da existência são afetados pelos resultados da MT, elevando-se, assim, a qualidade de vida dos adeptos deste método.
Pelo menos 500 instituições e universidades de todo o planeta vêm investigando esta prática; são inúmeros, hoje, os estudos sobre este tema. A MT conta com a adesão de milhões de pessoas em todo o mundo, provenientes de todas as faixas etárias, contextos culturais, campos profissionais e religiões.

Nenhum comentário:

Seguidores