terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mágoa, ressentimento e culpa


Mágoa, ressentimento e culpa





Mágoa, ressentimento e culpa são sentimentos que costumam estar muito próximos. Quando percebemos alguma coisa ou quando não conseguimos algo que desejamos, em geral ficamos magoados. Como essa é uma emoção difícil para as pessoas, muitas evitam a mágoa transformando-a em raiva.

Quando sentimentos raiva de alguém ou de alguma coisalmchamamos esse sentimento de ressentimento . Quando a raiva se volta contra nós mesmos, chamamos essa sensação de culpa. Sempre que sentimos raiva, seja ela expressa com culpa ou com ressentimento, há, no fundo, a mágoa.

Se você se magoar logo no ínicio, pode voltar rapidamente para o sentimento de proteção. Não é possível se magoar com algo que não tem importância. Transfira o sentimento de proteção para algo a que seja seguro se afeiçoas - como amar a Deis, a natureza ou o universo.

Se você perceber o desapontamento a tempo, vai lhe sobra a culpa, a mágoa ou o ressentimento. Faça alguma coisa com esses sentimentos, de preferência alguma coisa física. Respire fundo, alongue-se, caminhe, dance, cante, grite ( silenciosamente ou em alto e bom som), chore, escreva seus pensamentos negativos e queme o papel, chute, grite ou bata no travesseiro. Engulir mágoa causa Câncer.

 Se você sentir que ainda ficou um resto de mágoa, ressentimento ou culpa, pode ser uma idéia marcar uma hora com seu psicoterapeuta para desabafar suas emoções.

Pereceba que todas as sugestões para desabafar os sentimentos negativos envolvem apenas você e um profissional. Não adianta "dizer umas verdades"a quem o magoou, para se sentir melhor, porque isso raramente funciona. Em primeiro lugar, poucas pessoas se dispõem a ouvir, como ocorre nos filmes. A maioria costuma interromper a conversa e reagir agressivamente, dizendo outras tantas verdades. ( Que audácia! ) O pior é que elas podem nem ligar para o que ouviram. ( Como ousam? ) E, caso pareçam arrasadas, será que não é só uma estratégia para deixá-lo culpado? ( Que mau-caracteres! )

Dizer o que e como nos sentimos é fundamental, mas isso não significa desabafar, ser agressivo ou "dizer umas verdades. Na realidade, costuma ser mais fácil manifestar um sentimento negativos depois que ele passou. ( Em forma de Depressão, Pânico, Transtornos obsessivos )

Manifeste sua mágoa usando frases na primeira pessoa. ("Eu estou desapontado", "Eu não gosto quando você não avisa que vai atrasar", "Eu preferia que você...") E deixe claro que vocêsó se ofendeu porque se importa com tal pessoa ou fato.




"Como conquistar, manter e recuperar a felicidade é, de fato, o motivo secreto universal de todas as pessoas para justificar tudo o que elas fazem e tudo que estão dispostar a suportar." - William James, escritor 

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