quarta-feira, 18 de abril de 2012

Bioarquitetura O que é isso ??



O que é Bioarquitetura?

É um ramo da arquitetura que busca construir imóveis em harmonia com a natureza, com baixo impacto ambiental e custos operacionais reduzidos. Os adeptos do conceito, surgido nos anos 1960, priorizam o uso de técnicas construtivas sustentáveis (tijolo adobe, cimento queimado ou taipa de pilão, entre outras) e matérias-primas naturais, recicláveis, de fontes renováveis e que não possam ser aproveitadas integralmente. Bambu, palhas e madeira reflorestada, ou proveniente de manejo certifi cado, são bastante utilizados, enquanto o alumínio, apesar de reciclável, é evitado por conta do impacto ecológico de sua fabricação.
{txtalt}
Adriana Leão
A bioarquitetura também dá preferência a mão-de-obra e produtos locais, pois essa é uma forma de incentivar a economia da região e minimizar a necessidade de transporte - o que reduz o custo da construção e a emissão de poluentes. Os empreendimentos são pensados para serem sustentáveis também depois de prontos. Assim, adotam-se sistemas de iluminação e ventilação naturais e equipamentos de energia renovável, como painéis solares para aquecimento da água dos chuveiros, além de sistemas de captação de água de chuva e de reuso de água.

Exemplos de Bioarquitetura

TETO VERDE
A cobertura verde sobre laje ou telhado garante o conforto climático dos ambientes internos, devido à alta inércia térmica promovida por este tipo de cobertura.
Além de regular a temperatura, a terra presente em um telhado de grama serve como um filtro, impedindo a passagem de resíduos e radiação eletromagnética.
Tetos verdes possuem ainda a capacidade de reduzir a temperatura local dos centros urbanos; aumentar o conteúdo de oxigênio e umidade do ar; diminuir a poluição sonora; as plantas absorvem pó e poluentes, melhorando a qualidade do ar em toda a área; além de excelente qualidade estética. A água da chuva que cai no telhado da edificação poderá ser captada, armazenada, e reaproveitada.
Essa técnica pode ser aplicada com sucesso em ambientes urbanos, rurais ou até mesmo industriais, atingindo vários níveis de complexidade.
Tetos verdes podem ser simples coberturas de grama, fáceis e baratas de construir; ou podem ser projetos complexos, envolvendo grandes áreas com captação de água da chuva e produção de alimentos ou jardins.
imagem:http://paikinha.blogspot.com/2010/09/ecovilas.html
SUPER ADOBE
Só com terra, um pilão, pá, funil e um saco, você constrói uma casa. Super-Adobe vem sendo a eco técnica mais simples, rápida e sustentável possível. Uma das técnicas auto-construtivas mais flexíveis, sendo possível construir casas de várias formas (quadradas, redondas, etc.) e muros de contenção. Sua simplicidade faz possível construí-la com toda a família.
É de rápida execução, extremamente forte e resistente. O Super-Adobe se transformou em uma solução para a construção civil em áreas afetadas por desastres onde a crescente demanda de casas para pessoas desabrigadas carecem de criatividade para a solução do problema.
Das diversas técnicas de construir com terra, Super-Adobe e a mais moderna. Foi inventado em 1984 por Nader Khalili do Ira em resposta a um concurso da NASA para edificações na Lua.
imagem:http://www.seteecos.com.br/

BAMBU
A Arte em Bambu é voltada para Projetos Arquitetônicos, Paisagismo, Construção Civil, Eco-Design, Peças para Decoração, por ser um material natural altamente renovável está em concordância com projetos ecológicos e de sustentabilidade.
"Bambuseiro" é um termo popularmente aplicado a todo indivíduo que se interessa por esse material, o Bambu. Portanto o objetivo da Oficina de Bambu é transformar seus participantes em Bambuseiros.
imagem:http://www.recriarcomvoce.com.br/blog_recriar/tag/bambu/

DESIGN DE ECOVILAS
Uma Ecovila é uma comunidade onde moram várias pessoas em harmonia com a natureza, de uma forma auto-sustentável e com um mínimo de impacto ambiental. Feita com a ajuda de pessoas que desejam participar do projeto e que desejam também morar na ecovila. Existem no mundo inteiro exemplos de comunidades que já funcionam há muito tempo.
                               imagem:http://3.bp.blogspot.com/_eRwtW-fYg4I/TPFiF9hBdnI/AAAAAAAAAIA/hrpuqBUTMrI/s1600/1776.jpg

CONSTRUÇÃO COM TERRA
Com milênios de tradição, a construção com terra é sustentável, barata, eficiente e saudável. A terra, uma matéria-prima abundante e muitas vezes gratuita, é talvez o melhor material para a construção de habitações humanas. Ela funciona como regulador de umidade e térmico, além de filtrar influências negativas do ambiente.

Saiba mais sobre construção sustentável em www.idhea.com.br.

Um comentário:

Luz Crística disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Seguidores