segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Horário e Tragetoria do Eclipse







Início do Eclipse
O eclipse total do Sol de 13 de novembro de 2012 terá início exatamente às 18:35:08 BRST (horário de verão brasileiro), no instante em que a borda da Lua tocar a borda externa do disco solar. Neste momento, o eclipse estará fazendo sombra sobre o Parque Nacional Garig Ganak Barlu, a 250 km do leste da cidade de Darwin.
Viajando em sentido sudeste, a sombra umbral rapidamente cruzará todo o Golfo de Carpentaria, até atingir a Península de Cabo York, dois minutos depois, às 18:37:07. Neste instante, a borda da Lua terá penetrado todo o limbo do Sol, dando início ao cruzamento lunar no interior do disco solar, em um evento com 3 horas e seis minutos de duração.
Ápice do Eclipse
O ápice do eclipse ocorrerá precisamente às 20:11:48, quando ambos os astros estiverem acima das coordenadas 39.57 S e 161.20 W, um ponto completamente isolado no oceano Pacífico. Neste instante, o eixo da sombra da Lua estará praticamente alinhado com o centro da Terra e o disco solar estará completamente encoberto, transformando em noite uma extensa faixa que se estende desde o extremo nordeste da Austrália até o oeste do Chile.
O tempo máximo do eclipse total será de 4 minutos e 2 segundos, mas só poderá ser contemplado em sua totalidade caso o observador esteja exatamente sobre as coordenadas geográficas citadas. Quanto mais longe estiver, menor será o tempo de observação do fenômeno. Para os milhares de observadores situados em Cairns, na Austrália, o tempo estimado de escuridão é de 2 minutos.
Fim do Eclipse de novembro de 2012
Após 4 minutos de bloqueio o disco solar começará a ser visível novamente. Por 1 hora e 31 minutos a Lua ainda transitará na frente do disco Sol, mas à medida que o tempo passa mais e mais o disco estelar será desobstruído.
Às 21:48:24 BRST, sem a presença da Lua, finalmente o Sol estará totalmente visível novamente, com o extremo da sombra do eclipse terminando a 800 km da costa chilena.
Ao vivo
O eclipse do dia 13 não poderá ser visto do Brasil, já que o caminho da sombra começa na Austrália e termina no oeste do Chile. Mas nem tudo está perdido.
Apolochannel  retransmitirá em tempo real as imagens desde a cidade de Port Douglas, na Austrália, e colocará a disposição dos internautas um chat para que todos os interessados possam conversar e debater sobre o assunto. O chat será aberto na terça-feira e qualquer um poderá participar.

Nenhum comentário:

Seguidores