sábado, 31 de agosto de 2013

Açúcar mascavo benefícios e malefícios


1) O que é o açúcar mascavo?
O açúcar mascavo tradicional é um alimento obtido diretamente da concentração do caldo de cana recém-extraído. Este processo elimina o uso de aditivos químicos para o processo de branqueamento e clarificação. Sua cor pode variar do dourado ao marrom-escuro, em função da variedade e da estação do ano em que é a cana é colhida.

2) Qual a diferença entre açúcar mascavo e açúcar refinado (composição química, quantidade de carboidratos, composição nutricional, calorias)?
 Composição
Refinado 
Mascavo 
Calorias (cal)
387
376
Carboidratos (g)
99,9
97,33
Vitamina B1 (mg)
0
0,01
Vitamina B2 (mg)
0,02
0,01
Vitamina B6 (mg)
0
0,03
Cálcio (mg)
1
 85
Magnésio (mg)
0
 29
Cobre (mg)
0,04
 0,3
Fósforo (mg)
 2
 22
Potássio (mg)
 2
 346
3) Existe algum benefício no consumo de açúcar mascavo, em substituição ao açúcar refinado?
O açúcar de mesa passa por um processo de refinamento. O açúcar mascavo, por não passar pelo mesmo processo, mantém as vitaminas e sais minerais da cana-de-açúcar. Apesar disso, a diferença calórica e de grama de carboidratos não são tão significativas, como mostra a tabela acima.

4) A pessoa com diabetes pode consumir açúcar mascavo? Que cuidados devem ser tomados?
Pessoas com diabetes podem, sim, consumir o açúcar mascavo, desde que sua quantidade seja computada como valor calórico e gramas de carboidrato, pois é igualmente absorvido e eleva a glicemia a patamares similares ao açúcar comum.
5) A glicose do açúcar mascavo eleva a glicemia mais rapidamente do que o açúcar refinado?
Não existem estudos baseados em evidências que confirmem essa afirmação. Logo, todas as pessoas com diabetes que preferirem utilizá-lo deverão usar as mesmas recomendações que receberam para o açúcar comum.
6) A diferença de nutrientes entre os dois tipos de açúcares traz algum benefício para quem consome? Quais?
Podem ser observadas diferenças quanto às fontes de cálcio, magnésio, fósforo e potássio, que são maiores no açúcar mascavo. Porém, isso não sugere que pessoas com diabetes tenham que preferir o açúcar mascavo, pois o que deve ser considerado nessa opção são os valores de calorias e de gramas de carboidratos que vão interferir na glicemia.
As necessidades destes minerais podem ser supridas com outros alimentos que não contenham valores tão altos de calorias e de carboidrato. Para tanto, uma consulta com o profissional nutricionista seria relevante. Assim, é possível conhecer como seria uma alimentação quantitativa e qualitativamente adequada para cada caso, em relação a fontes de energia, carboidrato, gorduras, proteínas, vitaminas e sais minerais, para viver de forma saudável.
É importante  nessa relação eles se equivalem.observar que o açúcar mascavo adoça igualmente ao açúcar comum. Entretanto, o que importa é o teor de sacarose (carboidrato) que contêm  e nessa relação eles se equivalem.
Ao contrário do que geralmente se imagina, o açúcar mascavo não deve ser utilizado por diabéticos como um substituto para o açúcar comum, uma vez que ele é absorvido pelo corpo da mesma maneira que o açúcar branco, elevando a glicemia da mesma maneira. O principal benefício para quem consome açúcar mascavo é um ganho quanto a vitaminas e minerais, entretanto, o que interfere na glicemia são as calorias e os carboidratos, portanto, ao consumir açúcar mascavo o diabético deve utilizar as mesmas instruções quanto ao consumo de açúcar. Entretanto, a necessidade que nosso corpo tem de vitaminas e minerais podem ser supridas com alimentos que não tem tanto açúcar e carboidrato, como frutas e verduras.
Agora, se você não é diabético, substituir o açúcar refinado pelo açúcar mascavo é uma boa opção, pois apesar de conter quase as mesmas calorias e carboidratos do açúcar refinado ele deixará sua dieta mais rica em minerais e vitaminas.
Como vimos, o açúcar mascavo na verdade não traz nenhum malefício à saúde, você deve somente se atentar ao fato de que ele não deixa de ser um açúcar, portanto fonte de glicose, devendo ser consumido moderadamente.



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