sexta-feira, 9 de agosto de 2013

5 nutrientes essenciais para os homens.







Na última década a expectativa de vida do homem brasileiro aumentou em quase quatro anos, correspondendo hoje a 74 anos de vida, o que é uma boa notícia. Mas com a idade aumentam também os riscos do surgimento de doenças cardiovasculares, de câncer de próstata, de pele e diabetes. 

Então, para garantir uma vida longa e saudável, cuidados com a alimentação e hábitos de vida são fundamentais. Uma dieta balanceada e a prática regular de exercício físico são o pontapé inicial para se viver mais e com mais saúde. 

Mas, junto com a dieta e o estilo de vida saudável, podemos sugerir alguns suplementos que podem preencher carências nutricionais e aumentar a vitalidade em homens, especialmente naqueles com mais de 40 anos. 

Vitaminas do complexo B 

As vitaminas do complexo B, entre outras funções, ajudam no metabolismo dos alimentos, gerando energia. Em situações de estresse, o corpo usa mais dessas vitaminas, assim, ao tomar um suplemento do complexo B, pode diminuir a fadiga e melhorar a disposição.
Estudos mostram que as vitaminas do complexo B ajudam a diminuir os níveis de homocisteína, reduzindo o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. 

O levedo de cerveja, em pó ou em cápsulas, é uma boa fonte de vitaminas do complexo B. Na alimentação, não deixe faltar cereais integrais e oleaginosas. 

Óleo de peixe 

O óleo de peixe é fonte de ômega-3, um tipo de gordura essencial, mas que não é produzida por nosso organismo, daí a recomendação do uso desse suplemento. 

O óleo de peixe ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas, reduz os triglicérides, o colesterol e os níveis de homocisteína, além de proteger o sistema cardiovascular de inflamações. 

Em um estudo, uma dieta com baixo teor de gordura, mais uma dose diária de 5 gramas de óleo de peixe, reduziu a proliferação de células de câncer de próstata em pacientes que aguardavam cirurgia. Outro estudo revelou que em pessoas jovens e saudáveis o óleo de peixe reduziu não apenas os marcadores de inflamação, mas também a ansiedade. 

Licopeno 

Um carotenoide encontrado no tomate, mamão e outros alimentos avermelhados, o licopeno parece aumentar a atividade antioxidante no organismo, protegendo contra danos ao DNA. Estudos mostram que, em homens, o consumo de 10 tomates por semana tem efeito protetor contra câncer de próstata. O consumo de licopeno também reduz riscos de doenças cardíacas e protege a pele contra os danos de raios UV. 

Magnésio 

Juntamente ao cálcio e à vitamina D, esse mineral é importante para a saúde dos ossos. Também pode regular a pressão sanguínea e proteger de doenças cardiovasculares, já que baixos níveis de magnésio têm sido associados a níveis elevados de um marcador de inflamação e de risco para doenças cardiovasculares, a PCR. O consumo adequado de magnésio ainda promove relaxamento muscular e um sono reparador. 

Vitamina D 

A deficiência em vitamina D está relacionada a uma piora da saúde óssea, a menos força muscular e a um sistema imunológico debilitado. Atualmente a deficiência também vem sendo relacionada a diabetes, a quadros de depressão e a maior risco de doenças do coração. Além de se expor ao sol (Como assim? Reescrever.), as cápsulas de óleo de fígado de bacalhau são fontes importantes de vitamina D. 

Para saber se esses suplementos são necessários para você, bem como a dose recomendada, procure uma nutricionista, que, além dos suplementos, irá adequar seu cardápio, garantindo mais saúde e qualidade de vida!

A vida é uma batalha contínua, e que o corpo se cansa, mas o espírito resiste, e o amor sempre triunfa.

http://www.luminariasiluminare.com.br/
http://iluminareluminariascontemplativas.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Seguidores