sábado, 17 de agosto de 2013

A importância do consumo de proteínas




As proteínas são compostas de cadeias de aminoácidos que formam nossa massa corporal magra. A maior quantidade é encontrada nos músculos, sendo elas as responsáveis pela contração muscular. Outras funções importantes das proteínas são: regular o funcionamento dos órgãos do corpo, defesa do organismo através da formação dos anticorpos, transportar substâncias através do sangue, coagulação sanguínea, construção de novos tecidos além de serem matéria prima de alguns hormônios. Sem elas nenhuma dessas funções existiria.
Por isso é de extrema importância o consumo regular de alimentos que proporcionem a quantidade adequada de proteínas que precisamos diariamente. As proteínas são divididas em proteínas animais e vegetais, sendo necessário o consumo de ambos os tipos para um melhor funcionamento do organismo.

Proteínas Animais

Os alimentos de origem animal são ricos em vitamina B, ferro e zinco, além de altas fontes de proteínas. As principais fontes são carnes, ovos e laticínios.

Proteínas Vegetais

Os alimentos de origem vegetal fornecem, além das proteínas, outras substâncias importantes para nosso corpo como fitoquímicos, nutracêutico que ajuda na prevenção de doenças, e carboidratos. As principais fontes de proteínas vegetais são a soja, feijões, lentilha e amendoim.

A proteína da soja

Já foi falado aqui no blog sobre um derivado da soja, o leite de soja, que também é uma fonte de proteína. A proteína da soja é considerada uma proteína completa, ou seja, ao consumirmos ela, estamos consumindo todos os aminoácidos que nosso corpo não consegue produzir.

Além disso possui um alto teor de digestibilidade e baixo teor de gorduras. Também possui uma série de substâncias que fazem bem ao organismo, como a saponina que ajuda no sistema imunológico e o fitosterol que ajuda a reduzir o colesterol ruim.
As isoflavonas da soja, uma substância funcional, é um potente antioxidante, previne problemas de coração, câncer de mama e ajuda as mulheres na fase da menopausa a reduzirem os sintomas incômodos.
As proteínas da soja podem ser consumidas através da soja e seus derivados como leite de soja ou sucos a bese de leite de soja, PTS (proteína isolada da soja também conhecida como carne de soja), farinha de soja ou Kinako, tofu (queijo de soja), etc.
Sabendo da importância das proteínas em nossa alimentação e que podemos encontrá-las largamente na soja e seus derivados é importante começarmos a mudar nossos hábitos para hábitos mais saudáveis, prevenindo doenças, consumindo menos gordura e tendo uma vida muito mais saudável.

"Criatividade e amor, mais do que a matéria, são os blocos de construção básicos do universo." 



http://www.luminariasiluminare.com.br/
http://iluminareluminariascontemplativas.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Seguidores