terça-feira, 27 de agosto de 2013

Alimentos antioxidantes para a saúde

alimentos-antioxidantes-1.jpgTHINKSTOCK
O corpo humano sofre, diariamente, com a ação dos radicais livres, que são o produto final de algumas funções desempenhadas pelas células. Eles são liberados na forma de elétrons modificados, que podem reagir com outras estruturas do corpo, provocando o envelhecimento, doenças cardiovasculares e até mesmo o câncer. Para combater o excesso dos radicais livres, o corpo precisa da ajuda dos antioxidantes.
O que são antioxidantes
Todos os alimentos naturais, como frutas, legumes, hortaliças e cereais são considerados antioxidantes. Essa propriedade se deve à imensa quantidade de vitaminas, minerais e nutrientes presentes nessa alimentação. Além de combater os radicais livres, os antioxidantes deixam a pele e os cabelos mais bonitos, regulam as funções do corpo e melhoram a saúde de modo geral.

Alimentos

alimentos-antioxidantes-2.jpgFrutas cítricas

Elas melhoram a imunidade, protegem o corpo contra gripes e infecções e são benéficas aos olhos, cabelos e unhas. Os cítricos são ricos em vitamina C, vitamina A e flavonoides, que blindam as células do corpo contra doenças, além de terem ação bactericida e antialérgica.

alimentos-antioxidantes-3.jpgLinhaça

A linhaça é a semente do linho, e é extremamente nutritiva. Ela é rica em Ômega 3, Ômega 9, Ômega 6 e fibras. Atua nos rins eliminado o excesso de sódio e colaborando para a saúde dos órgãos. Ela também tem efeitos diuréticos, ajudando a aliviar os sintomas pré-menstruais. A linhaça pode ser consumida em saladas, shakes, vitaminas e saladas de fruta.


alimentos-antioxidantes-4.jpgSuco de uva integral

Ao contrário dos sucos industrializados, o suco de uva integral não recebe conservantes, ou corantes, e é feito com todas as partes da uva. Além de ser muito gostoso, ajuda prevenir doenças do coração, aumenta a imunidade, emagrece e reduz as quantidades de radicais livres no corpo.


alimentos-antioxidantes-5.jpgAzeite de oliva

Poderoso aliado da beleza, o azeite de oliva ajuda a combater o envelhecimento da pele. Têm propriedades anti-inflamatórias,antioxidantes e é rico em ácidos graxos, que reduzem o colesterol ruim.
Você sabia que o chocolate também é um alimento antioxidante?



Nenhum comentário:

Seguidores