quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Beneficios do Pão Integral

Para a maioria dos brasileiros, comer pão é um hábito diário, principalmente no café da manhã. Embora o conhecido pãozinho ou pão francês seja o preferido da população, especialistas ressaltam que o pão integral é o que traz mais benefícios. As fibras contidas nesse tipo de alimento aumentam a sensação de saciedade e ajudam no funcionamento intestinal. Além disso, diferente dos refinados, os grãos inteiros possuem várias vitaminas importantes para o nosso organismo.
. “As fibras são carboidratos que resistem à digestão do organismo, que são muito pouco digeridos. Então, elas são excretadas pelas fezes em sua grande maioria e elas geram um grande benefício para a função intestinal e colabora para a prevenção de doenças intestinais do tipo constipação, as diverticulites e até mesmo o câncer de intestino, de cólon, de reto” a ingestão diária de fibras pode prevenir doenças como: câncer de mama e de próstata, diabetes, obesidade, além de doenças cardiovasculares.De acordo com a nutricionista, a recomendação internacional de ingestão de fibras é de 30 gramas por dia. Duas fatias de pão integral correspondem a aproximadamente 10% da necessidade diária. Ela dá dicas de quais outros alimentos podem compor essa necessidade. “Nós temos fibras alimentares em frutas e vegetais. Nós temos também no grupo de alimentos chamado de leguminosas, que é o grupo composto pelo feijão, pela lentilha, pelo grão de bico. E dos cereais, os carboidratos, no caso os integrais. E onde nós não encontramos fibras alimentares são nas fontes animais do tipo carnes, leite e ovos.”

Pão integral, Pão de iogurte com cereais,Pão de soja com girassol, Pão de espinafre, Pão australiano, Pão multigrãos, Pão de ervas finas, Pão com castanha nozes e mel, Pão de linhaça, Pão multigrano light, Pão multicereais,Pão de sal integral,Torrada integral todos de produção da padaria.
Intestino preso Para quem tem intestino preso, as fibras, com o processo mais lento de digestão são grandes aliadas.  Mas é importante lembrar que é preciso tomar água para ajudar.
Diabetes
O pão integral também é recomendado para quem tem diabetes: a quebra do carboidrato presente no pão – tendo como um dos produtos finais o açúcar – é igualmente mais lenta, resultando em um controle maior da glicemia (açúcar no sangue).
Por isso, a nutricionista aconselha não ficar tão preso à quantidade de calorias que está ingerindo, mas sim à qualidade do alimento.
Pão com grãos
Há vários tipos de pães no mercado que, além de integrais, vêm com outros grãos como a aveia, a linhaça, o gergelim ou a semente de girassol. Segundo a nutricionista Dâmaris Cortez, estes grãos trazem ainda mais benefícios ao organismo.
“O gergelim é rico em cálcio e a linhaça, em ômega 3″, explica. O ômega 3 eleva o colesterol bom, o HDL. A semente de girassol, por sua vez, tem ômega 6 e 9, que também ajudam a elevar o HDL. “A aveia tem substância betaglucana, que ajuda a combater o colesterol ruim.”



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