quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Motivos Para Consumir Aveia Diariamente


Engana-se quem acha que os benefícios da aveia se resumem somente a regular o intestino. Esse poderoso cereal também é um ótimo aliado para melhorar a aparência da pele, dos cabelos, bem como combater os altos níveis de colesterol e açúcar no sangue. E não para por aí, confira abaixo todos os benefícios que a aveia pode trazer ao organismo:
Pele e cabelos
A aveia estimula a produção de fibras elásticas e colágeno – resultando em uma pele muito mais firme -, além de conter antioxidantes que previnem o envelhecimento. Para quem sofre de acne, uma ótima notícia: a presença do zinco nesse cereal ajuda a combater o problema.
Segundo o artigo “Por que a aveia faz bem à pele“, os derivados ativos presentes na aveia podem diminuir a ação irritante e inflamatória de outras substâncias (bom para quem sofre de alergias) e também ajuda a acalmar as irritações em peles sensíveis (como o desconforto causado por eritemas).
Nos cabelos, a ação hidratante da aveia ajuda a dar maleabilidade e força. Além disso, também é rica em silício, que melhora a estrutura dos fios.
Diminuição do colesterol/açúcar no sangue e controle da pressão arterial
No artigo “Aveia: saúde em sua mesa“, a nutricionista Roberta dos Santos Silva ressalta os benefícios da fibra solúvel beta-glucana, presente na aveia: ela é responsável por parte das vantagens proporcionadas pelo consumo desse cereal, como o bom funcionamento intestinal, a diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim). Também existem estudos que observaram resultados satisfatórios no controle da pressão arterial e de açúcar no sangue.
 Controle de peso
Nesse mesmo artigo, a nutricionista dá a dica para quem quer emagrecer: a aveia também é um excelente alimento para dar saciedade, pois retarda o esvaziamento do estômago e dessa forma controla melhor o nosso apetite.
Para acalmar e melhorar o sono
Outro dia enquanto eu pesquisava alimentos que ajudam a combater a insônia (não tenho insônia de fato, mas tenho dificuldade para dormir), descobri que a aveia é ótima contra distúrbios do sono. Ela possui o aminoácido essencial triptofano, que é uma das peças chaves para termos uma noite mais tranquila.
Para entender melhor, a melatonina (hormônio do sono), assim como a serotonina (hormônio do relaxamento/bem estar), são produzidas a partir desse aminoácido triptofano, daí sua importância. O interessante é que a aveia também possui quantidades consideráveis de carboidratos, e são eles que facilitam a entrada do triptofano no cérebro. Ou seja, é um alimento completo!

O triptofano também está presente em alimentos como leite e mel, portanto combiná-los com a aveia é uma boa pedida
Quanto/como consumir e porque não exagerar
A aveia pode ser consumida em forma de flocos, farelos, grãos. Pode ser combinada com leite, frutas, iogurtes, batidas, pode ser consumida como ingrediente de alguma receita ou na forma de mingau. São inúmeras possibilidades!
Para que possamos aproveitar todos os seus benefícios, devemos consumir a aveia diariamente. Quanto? No mínimo duas colheres de sopa e no máximo uma xícara de 250 ml. Apesar de fazer muito bem à saúde, estudos demonstraram que seu consumo exagerado (mais que 1 xícara de 250 ml) pode causar inchaço e flatulência (gases), portanto não é legal abusar.

Criamos a nossa realidade com nossos pensamentos e ações. Se mudarmos nossos pensamentos e ações, mudamos o mundo.





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