domingo, 18 de agosto de 2013

O Amaranto e seus benefcios


 O amaranto é conhecido em vários países há muito tempo, porém, aqui no Brasil não faz muito tempo que começamos a escutar falar sobre esse grão altamente nutricional.
As pesquisas realizadas com o amaranto começaram por volta de 1996 e a partir daí começou o seu cultivo no Brasil.
O grão possui cerca de 15% de proteínas com alto teor biológico (aquelas com todos os aminoácidos essenciais que o corpo não produz). De acordo com estudos, ela se compara com a proteína do leite. É fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), o que não acontece com outros tipos de vegetais. Além de ser fonte de fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes.
Não contém glúten, sendo uma excelente opção para os celíacos (pessoas com intolerância ao glúten). Quase não tem gosto, o que é muito bom, pois a farinha pode ser usada em várias misturas sem comprometer o sabor das preparações.
Ainda é pouco conhecido no Brasil. Por isso pode ser difícil a sua aquisição. Atualmente é comercializado em flocos naturais, semelhante aos flocos da aveia, pode ser consumido com frutas e iogurte, como ingrediente para preparação de pães, bolos, doces, sopas, vitaminas e também pode ser consumido como pipoca. A cada dia vem sendo pesquisado seu emprego como matéria-prima em alimentos consumidos habitualmente pela população.O amaranto é um cereal rico em minerais como cálcio, fósforo, zinco,potássio, vitaminas e aminoácidos, além de possuir alto valor proteico que garante o bom funcionamento de todo organismo. Seu valor de proteínas, se comparado a outros cereais, chega a ser até20% maior que os demais.
Os minerais e proteínas encontrados no alimento ajudam a manter e aumentar a massa magra em atletas e esportistas. Contribuem também para a diminuição do colesterol e prevenção de doenças como do coração, osteoporose e câncer.
nO amaranto é uma fonte rica de cálcio biodisponível, aquele que é melhor absorvido pelo organismo. Por possuir essa propriedade ele pode ser utilizado por pessoas com intolerância à lactose, como uma forma de fornecer o cálcio que o organismo necessita. O cereal também proporciona uma opção a mais no cardápio dos celíacos (pessoas com intolerância ao glúten). Pode atuar no controle da glicemia em diabéticos, pois possui alta concentração de fibras – esta sendo maior que as encontradas na aveia, trigo e milho.
Uma outra propriedade muito particular do cereal é a grande concentração de esqualeno, uma substância que possui açãoantioxidante que combate os radicais livres.
amaranto não tem gosto forte, o que possibilita acrescentá-lo em varias preparações diárias sem que haja alteração no sabor. Atualmente é mais encontrado em flocos naturais, semelhante aos flocos de aveia, podendo ser consumido com iogurte, frutas, vitaminas, sopas, bolos, doces.
Muitos são os benefícios que este cereal pode trazer a sua saúde. Você não vai deixar essa ótima dica de lado, né?
Muitas pesquisas realizadas, tanto no Brasil e em todo o mundo, veem mostrando o potencial doamaranto na redução dos níveis de colesterol no sangue. Vários componentes presentes podem atuar neste efeito, como o óleo, a fibra, a proteína e as substâncias antioxidantes. Uma delas foi realizada por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da USP, que utilizaram as sementes e reduziram o colesterol de animais de laboratório. As pesquisas também mostraram resultados satisfatórios em humanos, prova que este alimento é outro forte candidato a fazer parte de uma alimentação saudável.

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