quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Para que serve o leite de soja?


Assim como o cacau em pó, o leite de soja em pó também faz parte dos ingredientes da ração humana. O leite de soja, ou extrato de soja, é um dos tantos produtos produzidos através dos grãos de soja. Rica em proteínas, a soja e seus derivados servem também para substituir as proteínas de quem não consume carnes, vegetarianos, pois essas proteínas são muito parecidas com as de origem animal, embora não idênticas.
Há tempos estudos demonstraram que o consumo regular da soja e seus derivados ajudam a prevenir doenças como câncer, doenças cadiovasculares, osteoporose e os sintomas da menopausa nas mulheres. O leite de soja em pó é uma ótima forma de consumir a soja e garantir uma vida saudável.

Não contém lactose

Por não conter lactose, pessoas com intolerância a esse carboidrato podem consumir o leite de soja como substituto ao leite normal, embora ele não contenha a mesma quantidade de cálcio que o leite comum. Contém boas quantidades de vitamina B e é fonte de fibras.
Comparado com o leite de vaca, o leite de soja é ligeiramente menos calórico, porém contém mais concentração de magnésio, minerais importantes para o bom funcionamento do coração e sistema imunológico, porém contém menos cálcio e fósforo, que atuam juntos na formação dos ossos, e potássio, que ajuda na contração muscular. O leite de soja também contém um pouco menos de gordura do que o leite comum.

As isoflavonas

O leite de soja é rico na substância nutracêutica conhecida como isoflavonas, sendo considerado assim um alimento funcional. As isoflavonas da soja contém substâncias que imitam a ação do estrógeno no corpo, ajudando assim nos sintomas como dores de cabeça, insônia e calor pelo corpo. Além disso essa substância ajuda na prevenção de doenças como câncer de mama, de útero, de cólon e de próstata.

Benefícios do Leite de Soja

O leite de soja leva em sua composição 40% de proteína, que equilibra os níveis de glicose e de insulina no sangue, o que diminui os riscos de problemas renais. Como ele também possui fibras, afasta o diabetes tipo 2, prevenindo a insuficiência dos rins.
Apesar de não ser tão completo como o leite de vaca e o ovo da galinha com relação às proteínas, o leite de soja tem suas vantagens, já que não tem colesterol nem gordura saturada.
A soja também traz benefícios à quem precisa ter boa memória e melhorar das crises de asma, pois possui vitamina B12. Além disso, contém isoflavona, muito importante para a prevenção de cânceres como o de cólon do útero, mama e próstata e ainda alivia os sintomas da menopausa e da TPM (Tensão Pré-Menstrual).
Se for comparada ao leite de vaca, o leite de soja possui apenas 29,3% de cálcio, mas já é um grande aliado contra a osteoporose e outras doenças dos ossos, principalmente para pessoas que apresentam intolerância à lactose.

Leite de Soja Emagrece

Por conter peptídeos ativos em sua fórmula, o leite de soja ajuda a queimar a gordura corporal, especialmente o chamado betaconglicina. Porém, esse produto sozinho não fará o efeito desejado contanto que seja tomado em conjunto com exercícios físicos regulares e alimentação balanceada.

Produtos feitos com o Leite de Soja


Se você não suporta o gosto de soja, existem no mercado inúmeras opções que camuflam o seu sabor. Eles vão desde sucos de frutas a chocolates, carnes, queijos (tofus), hambúrgueres entre outros.
Desse modo, não há como torcer o nariz para os alimentos feitos de soja. Seu sabor fica praticamente igual ao imitado e até mais gostoso.
Portanto, comece a inserir o leite de soja em sua alimentação e aproveite todos os benefícios que essa deliciosa bebida poderá te trazer.

Contra Indicações

São muitos os benefícios oferecidos pelo leite de soja, mas, infelizmente, ele pode ser nocivo para alguns grupos de pessoas. Pesquisas demonstram que pacientes com hipotireoidismo sofreram de efeitos indesejáveis na tireóide quando consumiram o produto em excesso por causa da presença da isoflavona. No entanto, não estão proibidas de ingeri-lo, e sim, de fazê-lo moderadamente. Por isso, cientistas recomendam doses de até 50 gramas de isoflavona por dia, o que equivale a 500 ml de leite de soja.
Gestantes, crianças e idosos podem ter a absorção de minerais como cálcio, zinco e ferro comprometida ao consumirem a soja cozida ou processada industrialmente. Sendo assim, a melhor forma de consumo é fazê-la naturalmente, deixando-a de molho em água até que amoleça. Assim, podem ser preparadas saladas, sucos e até o leite.

Outras substâncias

Outras substâncias também são encontradas na soja, como os ácidos fíticos, que evitam o acúmulo de zinco no sangue, que pode causar infartos e as saponinas que ajudam na absorção de cálcio, ajudando na prevenção da osteoporose.

Como consumir

O leite de soja pode ser consumido substituindo o leite  comum no preparo de diversas receitas, como queijos (tofu), cremes, maioneses, iogurtes, vitaminas, sopas, mingaus ou então junto com a ração humana, já que é um de seus ingredientes. Os sucos prontos a base de soja como ADES, são também uma forma de consumir o alimento, ou então misturá-lo com chocolate em pó, ou cacau, sendo este último mais saudável. Existem várias receitas que usam o leite de soja como ingrediente, desde o próprio queijo de soja, ou tofu, até vitaminas.
O importante é que cada vez mais nos interessemos em aprender sobre os alimentos que consumimos e principalmente sobre os que deveríamos consumir, graças a uma dieta rica em soja e outros cereais integrais, a população oriental tem uma vida mais saudável e mais loga, longe de doenças.
Você já utiliza o leite de soja em sua dieta diária? O que acha disso?

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