segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Sucoterapia: mude sua vida!!


Todos sabem que devemos incluir várias porções de frutas, legumes e verduras diariamente em nossa alimentação, isso porque são esses tipos de alimentos que proporcionam todas as vitaminasminerais, fibras, enzimas, antioxidantes e água de que precisamos. Agora, o problema é que a maioria das pessoas não consome as 5 porções diárias de verduras e nem as 4 porções de frutas recomendadas pelapirâmide alimentar, mas então, como mudar essa situação?

A sucoterapia

Pense bem, o que é mais fácil: ingerir três folhas de couve, uma cenoura, duas maçãs e um pepino, ou tomar um suco delicioso com todos esses vegetais? Posso te garantir que em um suco é bem mais fácil de consumir diversas frutas e verduras do que in natura, e ainda melhor: é divertido, delicioso e você vai gastar muito menos tempo no preparo, além de saborear um verdadeiro néctar dos deuses!
A sucoterapia nada mais é do que o preparo e consumo de sucos feitos a partir de vegetais crus, sendo uma verdadeira terapia intensiva para a prevenção e cura de doenças, aumento do sistema imunológico, regulação dos instetinos e de todos os sistemas excretores do corpo, sem dar ao corpo o trabalho de realizar a digestão dos alimentos inteiros, pois no suco estão apenas os nutrientes que serão diretamente absorvidos pelo organismo, fazendo a desintoxicação e a nutrição do sangue, células e tecidos.
Os sucos devem ser feitos com verduras e frutas da estação, sem adição de açúcar e consumidos imediatamente após o seu preparo, principalmente em jejum, que será o suco desintoxicante, fazendo seu dia começar com mais energia e sem toxinas que atrapalham a absorção dos nutrientes dos outros alimentos que você vai ingerir durante o dia.

Como preparar os sucos

O ideal é que os sucos sejam feitos sem adição de água, podendo ser feitos no liquidificador ou na centrífuga, no caso de usar o liquidificador será necessário coar o suco antes de beber.
Não deve ser adicionado açúcar e nenhum tipo de adoçante nos sucos, nem mel ou açúcar mascavo. Se você acha que não vai conseguir tomar os sucos por causa disso, está muito enganado: basta adicionar quantas maçãs forem necessárias que o suco ficará doce naturalmente, a maçã é uma fruta que pode e deve ser adicionada em todos os sucos que você fizer.

Quando consumir

O primeiro suco do dia deve ser consumido de manhã em jejum, é esse suco que vai desintoxicarseu organismo. Se preferir pode tomar apenas esse suco durante o dia. Mas, se seu sistema imunológico estiver comprometido, está passando por situações de stress ou está doente, o ideal é que consuma pelo menos três sucos ao dia, o primeiro em jejum, outro antes do almoço e o último a tarde, antes do jantar ou da última refeição. Todos coados com uma panela furada, que é um quadrado de um tecido fino chamado voal costurado nas extremidades com um elástico, ficando como uma touca, que não deixará passar as fibras, apenas os nutrientes do suco.
Os sucos tomados durante o dia são para aumentar o sistema imunológico e nutrir as células e tecidos do corpo. Por isso que são recomendados para convalescentes.
Além disso, o consumo regular dos sucos faz com que você sinta menos fome, ajudando a chegar no seu peso ideal. Sim, tomar os sucos emagrece! E não é preciso substituir as refeições pelos sucos, de maneira nenhuma! Ao ingerir os sucos e ir desintoxicando seu organismo, você vai emagrecer naturalmente e, o mais importante: vai restabelecer a sua saúde!

Quais os ingredientes dos sucos?

Isso vai da sua imaginação, é possível fazer sucos com frutas, frutas e legumes, frutas e verduras, frutas e raízes, o que estiver disponível em casa, mas um ingrediente deve ser sempre incluído: o limão. Os germinados, que são sementes germinadas, como girassol, linhaça, trigo, etc, devem ser incluídos nos sucos também, mas esse será assunto de outro post.
É o limão que irá ajudar na absorção e fixação dos nutrientes dos outros ingredientes pelo organismo, além, é claro, de ser alcalinizante, regenerar os tecidos, ser um antibiótico natural, combater fermentações e gases, combater e previnir dezenas de doenças e ser desintoxicante! Ele não pode faltar no seu suco.
Um suco básico pode ser feito com 2  laranjas, 1 maçã e um pedacinho de gengibre. Outro muito saboroso é feito com manga e maracujá. Mais um pode ser feito com cenoura, maçã e laranja. São inúmeras as combinações. Na nossa newsletter ensinamos a fazer alguns deles.
Não esqueça do limão,  e a maçã, que irá adoçar, deve ser usada com a casca, porém sem as sementes.

Onde encontrar mais informações?

A sucoterapia é muito abrangente e o artigo ficaria imenso se fosse falar tudo aqui, viraria um livro! O importante é saber como preparar os sucos e também para que serve cada ingrediente. Para isso eu indico o livro Alimentação Desintoxicante da Conceição Trucom, nele fala sobre tudo isso que falei até agora e muito mais, realmente vale a pena.
Posso dizer que depois que li o livro e comecei a tomar os sucos, minha vida mudou completamente, para a melhor! No livro você também encontra informações sobre os germinados, que são de extrema importância nos sucos, e da alimentação crua e viva, que é um estilo de vida completamente diferente do que tudo que eu já tinha visto, mas de muita saúde, aos poucos estou incrementando esses novos aprendizados na minha vida, e estou adorando!
O que importa não é saber tudo, mas sim saber onde procurar. Aqui no blog tentamos trazer o básico, mas o importante é você sempre procurar sobre os assuntos que lhe interessam e estar sempre a par das novidades e informações. Estou falando dos sucos aqui porque realmente estão fazendo diferença em minha vida, se você está doente, intoxicado ou sente que seu corpo não está legal, ou mesmo se acha que está tudo bem, comece a fazer os sucos, para melhorar ou manter sua saúde!
Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Seguidores