quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Alimentos ricos em lipídios


Lipídios são gorduras saudáveis, como os ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados, que incluem ômega-3 e ômega-6. Eles reduzem o risco de doença cardíaca e inflamações associadas a doenças autoimunes.
No entanto, a ingestão de gorduras deve ser moderada, pois há inúmeras pesquisas associando o consumo exagerado de gorduras com doenças cardíacas, derrame e câncer. A palavra é limite. A atual recomendação diária para a gordura saturada é de 20 gramas por dia.

Maiores fontes de lipídios

Azeite de oliva

O azeite é um superalimento com altas concentrações de ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados, que reduzem os níveis de colesterol LDL, o colesterol ruim. Além disso, é capaz de normalizar a coagulação do sangue e controlar o açúcar no organismo, além de ajudar a perder peso. Uma pesquisa do The Miriam Hospital e da Universidade de Brown, em Providence, Rhode Island, e publicada no Journal of Women’s Health, em 2010, mostrou que uma dieta rica em azeite de oliva traz mais resultados positivos do que uma dieta sem azeite.

Abacate

Abacate contém gorduras monoinsaturadas que podem inibir o crescimento de células cancerígenas. Além disso, as gorduras do bem fazem com que o abacate seja um aliado contra o colesterol.

Nozes

As nozes são ricas em ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados. Estudos ainda apontam que o consumo frequente de nozes está associado a um risco reduzido de doença cardíaca coronária.

Sementes

Sementes, tais como abóbora, gergelim, girassol e linhaça, também são ricas em gorduras saudáveis, especialmente monoinsaturadas e ácidos graxos poli-insaturados.




Nenhum comentário:

Seguidores