quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Benefícios das castanhas e oleaginosas



As castanhas, também conhecidas como frutas oleaginosas, são vegetais ricos em substâncias benéficas à saúde, e devem ser consumidos todos os dias em quantidades moderadas. Por serem calóricas e ricas em gorduras, as oleaginosas receberam a fama de vilãs da dieta. No entanto, as frutinhas podem oferecer o efeito inverso, ajudando no emagrecimento e entregando incontáveis benefícios ao corpo. Veja agora 3 oleaginosas que fazem muito bem à saúde.

Nozes


As nozes são típicas dos países europeus e asiáticos, e conseguem resistir a temperaturas baixíssimas. Apesar de serem altamente calóricas – 100 gramas da fruta contêm, aproximadamente, 700 calorias – as nozes também são ricas em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, detentoras de propriedades antioxidantes, que evitam o acúmulo de gordura, combatem o colesterol alto, melhoram a circulação sanguínea e deixam o organismo blindado contra doenças cardiovasculares. Para contar com todos os benefícios das nozes, como a ação do ômega-3, da vitamina E e dos aminoácidos, é ideal ingerir até cinco unidades do fruto por dia.

Castanha do Pará

Castanha do Pará é um fruto típico da região norte do Brasil e representa uma porcentagem significativa nas exportações do país. Segundo o Instituto brasileiro de frutas (Ibraf), no ano de 2012 foram exportadas 10,3 mil toneladas da castanha, cuja demanda internacional supera o valor da oferta e faz com que a frutinha seja muito valorizada. Entre osbenefícios da Castanha do Pará estão o combate ao envelhecimento celular, a redução dos níveis de colesterol, a prevenção de doenças degenerativas e neurológicas e a melhora no funcionamento da tireoide.

Castanha de Caju


Segundo relatório divulgado pelo Inmetro em 2012, aCastanha de Caju é uma das melhores oleaginosas para dieta, já que apresentou os menores índices de gordura e calorias entre as frutas analisadas. Cerca de 100 gramas da fruta contêm, aproximadamente, 430 calorias, enquanto a mesma quantidade de Castanha do Pará pode ter até 614 calorias. Entre as propriedades da castanha de caju está a presença de ômega 3, cálcio, ferro e fósforo.


Nenhum comentário:

Seguidores