quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Receitas ayuvérdicas para desintoxicar o corpo


As receitas ayuvérdicas para desintoxicar o corpo vão ajudá-lo a limpar o organismo de toxinas, tanto ambientais, quanto alimentares. A Ayuvérdica tem ganhando destaque como terapia alternativa (clique aqui para saber mais ), onde a regra principal é de que a manutenção da saúde deve acontecer de forma diária, e com elementos naturais.
E desintoxicar o corpo é livrar-se de impurezas que podem prejudicar principalmente o sistema digestivo, um dos principais “motores” para o bom funcionamento do corpo.
É importante saber que um sistema digestivo danificado proporciona o acúmulo de toxinas no intestino, provocando fadiga, redução do apetite, mau hálito, e até náuseas. Enquanto que um corpo desintoxicado, além de melhorar a digestão, aumenta a energia do corpo e o nível de concentração cerebral.
Abaixo, seguem as receitas.
Mix de Especiarias
Para livrar o corpo das toxinas, há especiarias que, combinadas, são excelentes. Essa mistura poderá ser colocada em sopas, para temperar legumes e vegetais, entre outros alimentos. Prepare, e armazene para ter o mix com um dos condimentos na cozinha.
1 parte de açafrão
2 partes de cominho em pó
3 partes de coentro em pó
4 partes de pó de erva-doce
Faça a mistura, usando quantas gramas queira, mas seguindo as quantidades de cada especiaria.
Chá desintoxicante
Em dois litros de água fervente, acrescente 1/4 de colher de chá de cominho inteiro, meia colher de chá de coentro e meia colher de chá de erva-doce. Deixe ferver alguns minutos, cubra e deixe em infusão por 10 minutos. Coe, e consuma no decorrer do dia.
Sopa desintoxicante
Ingredientes
1/4 xícara de arroz Basmati
6/8 de xícara de água filtrada
½ xícara de folhas de alface, ou de couve, frescas
¼ de xícara de cenoura ralada
¼ de xícara de beterraba, cortada em cubos pequenos
1 colher de sopa de rabanete ralado branco
1/8 de colher de chá de pimenta preta em pó
1/8 de colher de chá de cominho em pó
1/8 de colher de chá de coentro em pó
1 colher de chá de coentro fresco picado
½ colher de chá de gengibre fresco picado
sal grosso à gosto
Modo de Preparo
Primeiro lave o arroz, e deixe que escorra bem. Pegue uma panela, de prefrência que tenha o fundo bem grosso, como uma de ferro, por exemplo, e coloque a água para ferver.
Quando levantar fervura, acrescente o arroz, o gengibre, os legumes, a cenoura, o rabanete e a beterraba, o coentro em pó e o cominho. Misture bem. Tampe, e deixe cozinhar por cerca de 1 hora e meia. Passado este tempo, tempere com o sal e a pimenta.
Com o auxílio de uma colher de pau, esmague os ingredientes contra as laterais da panela, e sirva quente



Nenhum comentário:

Seguidores