sábado, 9 de novembro de 2013

Treino para queimar gordura

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Um estudo feito pelo American College e publicado no Shape Magazine mostra que um treino de alta intensidade com intervalos, chamado de HIIT, pode ter muitos benefícios na queima de gorduras. Isso porque um treino de intervalo, em que se alternam intensidades altas, tem um efeito positivo no que diz respeito à queima de calorias.

O que é protocolo tabata?

protocolo de tabata é um treino cardiovascular simples, que promete melhorar o desempenho e a forma física em 5 minutos por dia, e vale por um treino de 60 minutos. Ele pode ser realizado a qualquer hora e em qualquer lugar, o importante é respeitar as regras. Esse método foi desenvolvido inicialmente com bases cientificas para treinar os patinadores de velocidade sobre gelo pelo médico japonês Izumi Tabata e seus colaboradores do National Institute of Fitness and Sports. A série combina 20 segundos de exercícios intensos e 10 segundos de descanso com uma repetição de 8 séries. 
Eles observaram uma constante queima de calorias em um período de 24 horas após esse treino. Experimente fazer os exercícios pela manhã: além de passar o dia perdendo calorias terá tempo do seu corpo se recuperar até o dia seguinte.

Benefícios do protocolo tabata 

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O estudo de Tabata mostra que este treino de 4 a 20 minutos de execução tem os mesmosbenefícios de uma corrida de 30 minutos, além de mostrar resultados positivos no emagrecimento, fortalecimento e aceleração do metabolismo. Sua eficácia é comprovada por combinar o aeróbio (com exercícios de longa duração e baixa intensidade) e anaeróbio (com exercício de curta duração e alta intensidade).
Uma das vantagens é que se pode fazer qualquer treino que você já esteja acostumado, exceto a esteira. A velocidade na esteira demora para aumentar, e por isso ela não é indicada por se perder tempo nesse ajuste. No início dê preferência aos exercícios mais simples como corrida, abdominal, agachamento e polichinelo.
Comece com 2 sessões e, após se acostumar, passe para 4 sessões por semana.  A iniciação deve ser por fases. É natural que não consiga completar as 8 séries da primeira vez. Uma dica é montar um registro dos exercícios feitos e de suas medidas, desse modo pode analisar sua evolução. Também é importante se aquecer antes de começar o treino. Cuidados especiais devem ser tomados, se for iniciante tenha a certeza de seu aporte cardiovascular.  

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