domingo, 19 de janeiro de 2014

Quinoa em flocos: como incluir na dieta

ISTOCKPHOTO/THINKSTOCK


Entre os alimentos que não podem ficar de fora da dieta, a quinoa é um dos mais importantes. O grão, que há anos é amplamente cultivado e consumido pelos povos andinos, ganhou fama no mundo todo, por ser um ótimo exemplo de alimento funcional, que reúne em sua composição uma enorme quantidade de nutrientes, vitaminas, fibras e muitas outras substâncias essenciais ao organismo. Veja agora algumas dicas para incluir a quinoa em flocos na dieta e aproveitar todos os seus benefícios.

Benefícios da quinoa

A quinoa é um alimento de altíssimo valor nutritivo, pois conta com a presença de todos os aminoácidos essenciais ao organismo. Eles são utilizados pelo corpo na produção de proteínas, e muitos deles só são obtidos por meio da alimentação. Por isso, essa propriedade da quinoa é tão importante para a nossa saúde.
Na prevenção de doenças cardiovasculares, o grão também desempenha um importante papel, pois é rico em gorduras do bem, como ômega 3 e ômega 6, que protegem o coração e os vasos sanguíneos. Junto com as fibras alimentares da quinoa, essas gorduras também ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue e evitar o acúmulo de gordura localizada.
Ela também é mais rica em ferro do que o feijão, oferecendo 17,5 gramas do mineral, para cada 100 gramas de alimento. O feijão carioca cozido tem apenas 4,6 gramas de ferro. A quinoa também conta com a presença de cálcio, vitamina C e do complexo B.

Como consumir

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Consumir quinoa em flocos é a melhor maneira de aproveitar os nutrientes de forma mais completa. A farinha feita com o grão torrado da quinoa também é uma boa opção, mas oferece menor quantidade de vitaminas e minerais.
Ela pode ser usada para incrementar saladas, frutas, caldos e sopas, substituir a farinha de trigo em receitas de bolos e pães, e também ser um ingrediente poderoso para sucos desintoxicantes.

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