sexta-feira, 25 de abril de 2014

Quais frutas ajudam a emagrecer?

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Fonte natural de vitaminas e minerais, as frutas, além de serem indispensáveis pela qualidade dos nutrientes que carregam, ainda ajudam a emagrecer. Seus efeitos estão ligados à quantidade de fibras, à capacidade de aumentar a sensação de saciedade e às substância que agem como diuréticos, ansiolíticos e antioxidantes para o organismo

                            

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O segredo para emagrecer comendo frutas não está diretamente ligado à quantidade de calorias. Muitas vezes uma fruta carrega alto valor calórico, porém, aumenta a sensação de saciedade e tem poder diurético. No fim, vale mais comer uma pequena quantidade de frutas que vai matar a fome e trazer muitos benefícios, a comer outro alimento teoricamente menos calórico, mas que reterá liquido ou dará fome logo em seguida.

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Frutas que emagrecem







As melhores frutas para incluir em uma dieta para perder peso são aquelas que ajudam na diminuição da gordura corporal, aceleram o funcionamento do metabolismo, provocam sensação de saciedade, melhoram o funcionamento do organismo e agem como diurético e ansiolítico.
Entre as frutas menos calóricas estão a acerola, carambola, morango, mamão e a melancia. As de níveis intermediários são o abacaxi, ameixa, goiaba, maracujá, uva e caju. As mais gordurosas são o abacate, açaí e o coco e as que possuem maior quantidade de carboidratos são a banana, a cereja, o maracujá, o caqui e o açaí.
Para escolher a melhor fruta para emagrecer é preciso medir seus curtos e benefícios. Mesmo sendo mais calórica, podem evitar o acumulo de gordura no abdômen, estimular o funcionamento do metabolismo, acelerar a queima de gordura ou até reduzir a vontade de comer doces e massas.

Abacate

frutas-emagrecer-abacate.jpgA fruta ajuda na eliminação de gordura da barriga e ainda aumenta a saciedade, ou seja, diminui a fome. Como é altamente fibrosa, regula o metabolismo e fornece energia. Porém, como tem alto valor calórico, é recomendado que seja ingerida apenas duas vezes por semana em pequenas quantidades.

Banana

frutas-emagrecer-banana.jpgOs benefícios da banana são muitos, entre eles o combate a ansiedade, o controle da compulsão por doces e massas, o controle da absorção de gordura e, como é rica em fibras, da sensação de saciedade e tira a fome por horas.
Uma dica especial para os amantes de doces é colocar a banana no forno micro-ondas com canela ou cravo. A fruita fica uma delicia e se torna uma ótima opção de sobremesa que emagrece.

Figo

frutas-emagrecer-figo.jpgAlém de ser rico em propriedades diuréticas, o figo ainda é um laxante natural e, como seus carboidratos são de baixo índice glicêmico, diminui a fome.

Limão

frutas-emagrecer-limao.jpgA parte mais importante do limão são as fibras presentes na casca e na parte branca já que ela se transforma em um gel que facilita toda a eliminação da gordura para fora do organismo. Além disso, o limão também facilita a digestão, regula os níveis de açúcar no sangue, é diurético, alivia o inchaço e é um ótimo remédio para a celulite.

Maça

frutas-emagrecer-maca.jpgRica em potássio, a maça diminui a retenção de líquido e ainda reduz a gordura corporal.

Mamão

frutas-emagrecer-mamao.jpgConhecido por ser um laxante natural, o mamão regula o sistema intestinal facilitando a evacuação e combate a barriga inchada.

Melancia

frutas-emagrecer-melancia.jpgA melancia é conhecida por ter calorias negativas, já que o organismo gasta mais calorias digerindo a fruta do que ela carrega. Além disso, ela é responsável por regular os índices de açúcar no sangue também.

Morango

frutas-emagrecer-morango.jpgO morango, assim como a melancia, é um alimento com calorias negativas. Portanto, abuse da fruta quando aparecer a vontade de comer doces.

Pera

frutas-emagrecer-pera.jpgRicas em fibras, a pera tira fome e ainda pode servir como umasobremesa light se assada com canela ou cravo.
Para emagrecer com saúde é necessário aliar uma alimentação equilibrada com exercícios físicos e hábitos saudáveis.

4 frutas vermelhas que fazem bem para a saúde

frutas-vermelhas-que-fazem-bem-para-saude-5.jpgISTOCK/THINKSTOCK
O grupo das frutas vermelhas é um grande aliado para quem quer cuidar da saúde. Muito ricas em antioxidantes e vitaminas importantes para o corpo essas pequenas frutas têm um grande papel na renovação das células, na produção de energia, na vitalidade dos cabelos e unhas e na redução de risco de algumas doenças como diabetes e problemas cardiovasculares. Confira quatro delas que reúnem todos os benefícios das frutas vermelhas para a saúde.

frutas-vermelhas-que-fazem-bem-para-saude-1.jpgISTOCK/THINKSTOCK

Amora

Típica das Américas do Norte e do Sul, a amora, assim como todas as frutas vermelhas, é rica em antocianina, antioxidante responsável pela cor desses alimentos. Ela, em específico, ajuda a recuperar as células da ação dos radicais livres. Além disso, pode ajudar a prevenir derrames, doenças cardíacas e cânceres. O cálcio presente nessa fruta ajuda também no fortalecimento dos ossos e a farinha de amora ajuda a reduzir os níveis de açúcar na corrente sanguínea.
frutas-vermelhas-que-fazem-bem-para-saude-2.jpgISTOCK/THINKSTOCK

Framboesa

A framboesa é rica em sais minerais como fósforo, ferro e cálcio, além de contar com uma grande quantidade de fibras – para cada 100 grama de framboesa há pelo menos 4 gramas de fibra. A fruta também tem antioxidantes que destroem os radicais livres e, segundo estudo publicado pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, contém substâncias que ajudam na prevenção do câncer.
frutas-vermelhas-que-fazem-bem-para-saude-4.jpgISTOCKPHOTO/THINCKSTOCK

Mirtilo

Conhecido também como blueberry, o mirtilo é originário a América do Norte e da Europa e faz parte do grupo das frutas vermelhas. O alto teor de antocianidina, antioxidante responsável pela cor azulada da fruta, ajuda no rejuvenescimento da pele, melhora da visão, além de melhorar a circulação sanguínea, ajudando no combate às varizes.
frutas-vermelhas-que-fazem-bem-para-saude-3.jpgISTOCK/THINKSTOCK

Cereja

Também rica em antocianina, antioxidante que pigmenta a fruta, a cereja ajuda a renovar as células. Além disso, outros tipos de antioxidantes agem também como anti-inflamatórios. Pesquisas indicam que a fruta pode ser utilizada para ajudar no combate a lesões musculares e artrites.





5 frutas exoticas que fazem muito bem

frutas-exoticas-fazem-bem.jpgISTOCK/THINKSTOCK
Quando queremos comer alguma fruta, é comum que pensemos sempre nas mesmas, às quais já acostumamos o paladar e que encontramos facilmente à venda. Entretanto, existem alguns outros frutos não tão populares (e muitas vezes brasileiros!) que trazem grandes benefícios para a saúde e que são saborosas. Conheça algumas frutas exóticas que fazem bem para o corpo

frutas-exoticas-fazem-bem-pitaia.jpgISTOCK/THINKSTOCK

Pitaia

Chamada também de fruta-do-dragão, a pitaia tem origem na América do Sul. A consistência gelatinosa da polpa pode ser uma importante aliada para quem sofre de azia e gastrite, pois protege a mucosa do aparelho digestivo, além de ser rica em vitamina C e A. A única restrição é quanto à semente: impossível de ser separada da fruta, tem propriedades laxantes.

frutas-exoticas-fazem-bem-abiu.jpgISTOCK/THINKSTOCK

Abiu

Cultivada na região da Amazônia, essa fruta é rica em cálcio, fósforo e vitamina A. Além disso, a partir de sua semente pode ser produzido um poderoso óleo anti-inflamatório. Ao consumi-la, é preciso lembrar que há uma espécie de látex, entre a casca e a polpa, que é venenoso e não deve ser ingerido

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Camu-camu (camocamo)

Não existe no mundo uma fruta que contenha mais vitamina C do que a camu-camu, fruta típica da Amazônia. Ela é comumente exportada para uma série de países, especialmente para o Japão e consumida como tira-gosto.

frutas-exoticas-fazem-bem-kino.jpgISTOCK/THINKSTOCK

Kino

Também chamado de pepino africano e kiwano, a fruta é originária da região do deserto de Calaari, na África, e assemelha-se ao maracujá. Além de ser muito rico em vitamina C, o destaque dessa fruta é para sua quantidade de fibras, utilizada para redução de apetite.

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4 frutas verdes que fazem bem para a saúde

frutas-verdes-que-fazem-bem-para-a-saude-5.jpgISTOCKPHOTO/THINKSTOCK
Muito ricas em antioxidantes, sais minerais e vitaminas indispensáveis ao bom funcionamento do corpo, as frutas de cor verde são excelentes remédios naturais para o sistema imunológico, contém grande quantidade de substâncias anti-inflamatórias e ainda reduzem os riscos de desenvolvimento de câncer. Conheça os benefícios das frutas verdes

frutas-verdes-que-fazem-bem-para-a-saude-1.jpgISTOCK/THINKSTOCK

Uva verde

Rica em carboidratos essenciais, a uva verde gera energia para o corpo de forma saudável. Além disso, é fonte de vitamina C e vitaminas do completo B. Aliada contra a anemia, esse tipo de uva é rica em ferro, cálcio e potássio.

frutas-verdes-que-fazem-bem-para-a-saude-3.jpgISTOCK/THINKSTOCK

Kiwi

Boa fonte de vitamina C e E, o kiwi é rico também em potássio, fosfato, cobre, magnésio e fibras. Com baixíssimo teor de gordura, a fruta é também anti-inflamatória, antioxidante e levemente laxativa
frutas-verdes-que-fazem-bem-para-a-saude-4.jpgISTOCK/THINKSTOCK

Limão

Sem gordura e sódio, a fruta é muito comum no cardápio de quem quer emagrecer. Isso porque, além de ser fonte de diversas vitaminas e minerais, essa fruta ajuda a controlar o colesterol, melhorar a circulação e acelerar a digestão

frutas-verdes-que-fazem-bem-para-a-saude-2.jpgISTOCK/THINKSTOCK

Abacate

Fonte de vitamina A e E, o abacate é um poderoso antioxidante, benéfico para a renovação celular. Rico em ferro, cálcio, potássio e magnésio, o abacate é importante para regular o intestino, em função de alta quantidade de fibras. Além disso, pode ser usado como máscara para os cabelos.


quarta-feira, 23 de abril de 2014

Os Rins e o Medo

Rim e o Medo

No post anterior eu falei sobre o Figado e sua relação com a raiva. Desta vez decidi falar sobre outro órgão, o RIM. 
O Rim pode ser fonte de grande desconforto para várias pessoas, e em minha prática clínica escuto diariamente reclamações em relação a dores nos Rins, "pedras nos rins", ou dificuldade na circulação (que também está associada ao Rim). Por isso este post será bem útil para muita gente. Se este é o seu caso, se prepare para o texto a seguir, pois esta bem Bacana, vamos comigo??

Na medicina chinesa o Rim está diretamente associado ao Medo. Os rins são o filtro das emoções em relação ao futuro.
As pessoas que se sentem inseguras quanto ao futuro e temem naufragar nas passagens da vida entregam-se a pensamentos tensos provocando dores agudas nos rins. Uma forma bem interessante de relacionar o Rim ao Medo é pensar nas pedras do Rim como pedras que você colocou em seu caminho. Muitas vezes o medo do futuro origina essas pedrinhas em seu Rim. Outra metáfora ótima é: "O medo do futuro, retido em seu coração, reterá também a água do seu corpo, que simboliza o fluxo da energia vital".
Bom, com esses exemplos ficou mais fácil de entender o que origina as dores no seu Rim, ou os problemas de circulação que você tem. Não é mesmo.

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Como Diminuir Problemas Renais ou de Circulação?
Primeira atitude é identificar o Medo. Após identificá-lo tente entende-lo, veja o porque você está com medo. E finalmente tente reduzi-lo. Na prática você vai ver que ao compreender esse medo ele irá reduzir naturalmente. 
Práticas alimentares para o Rim:
A alimentação afeta bastante a saúde dos rins e é por isso que devemos ter uma ótima alimentação para termos rins saudáveis.
Como cuidar da saúde dos rins
Para podermos cuidar e manter nossos rins saudáveis é preciso ter um bom hábito alimentar e também praticar exercícios físicos.
Algumas dicas de como cuidar de nossos rins:
  • Controle seu peso e as calorias que ingere;
  • Façam exercícios físicos regulares;
  • Coma bastante frutas e vegetais.
Agora que tal falarmos sobre alguns alimentos que fazem muito bem para a saúde e perfeita função dos rins?

Vitamina K
Alimentos ricos em vitamina K evitam o aparecimento de pedra nos rins ou cálculos renais.
Podemos citar alguns desses alimentos que possuem vitamina K e ajudam no bom funcionamento dos rins.
  • Limão;
  • Brócolis;
  • Boldo;
  • Espinafre;
  • Couve- flor;
  • Alface escura;
  • Erva doce.
  • Salsão ou Aipo;
  • Salsa.

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Omega 3
Alimentos que possuem Omega 3 também previnem doenças renais em nosso organismo.
  • Peixe de água fria;
  • Óleo de fígado de bacalhau;
  • Gergelim;
  • Semente de linhaça.
  • Óleo de Oliva
Água
Consumir bastante água é muito importante para a saúde dos rins e também controlar a temperatura de nosso corpo.
Além disso, apenas ingerir mais vegetais e alimentos integrais já previne doenças renais, uma boa alimentação previne quaisquer doenças renais e mantém o bom funcionamento dos rins.

A Raiva e o Fígado

A medicina chinesa sempre associa as Doenças, dores, desconfortos corporais a sintomas emocionais. E vamos combinar, se pararmos para pensar as emoções abrem portas para as dores de nosso corpo. Não é mesmo?!
Um exemplo clássico é a Dor de Estômago: Quando estamos estressados o estômago começa a reclamar, ele diz: Tô aqui cheio de ácido! Você não está vendo não? Esse estresses está começando a me machucar! Que tal respirar um pouco e dar uma relaxada?!

Um outro sintoma que acho bem relevante mas não tão claro quanto o estômago é o Fígado,também na medicina chinesa há uma relação direta do Fígado à Raiva. 



"Paciência  é um santo remédio, cultivá-la pode trazer a mais secreta das grandes recompensas. Contra a raiva, por exemplo. O Budismo aponta a raiva como o suprassumo da ignorância, a pior ação que um ser humano pode cometer contra si mesmo. Ué, mas a raiva não é dirigida ao outro? É. Mas quem sente? Nós mesmos!! O outro pode não estar nem aí - e a gente põe aquela cara horrorosa, a expressão terrível, pensando as piores coisas, nos envenenando por dentro. A raiva não resolve NADA. Só gera mais negatividade. Segundo o Budismo, destrói todos os méritos acumulados por ações positivas."

"É ai que, passo a passo entra a paciência. Primeiro a gente se da conta de que teve um ataque de raiva, e trata de se acalmar. Na vez seguinte vai se dar conta enquanto está tendo o ataque e ela perde a força, e assim consecutivamente. 
E está é uma forma de aprender a lidar com a raiva e diminui-la. E também a diminuir os problemas do fígado!
Entenda um pouco como a raiva está associada ao fígado e como tratá-la com hábitos saudáveis:
Pessoas com facilidade para sentir raiva tendem a ter o fígado mais sensível. Entre diversas funções, o fígado é uma espécie de filtro do sangue e das toxinas que ingerimos. Esse órgão prejudicado pela raiva em excesso e por uma alimentação indevida tende a funcionar mal, permitindo que a pessoa se intoxique mais facilmente e, inclusive, acumule toxinas no próprio fígado.



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Existem várias formas de auxiliar o funcionamento do fígado e desintoxicá-lo, mas de nada adianta usá-las sem antes reequilibrar a energia poderosa, desperdiçada quando transformada em raiva, sentimento experimentado por muitas pessoas com esse órgão sobrecarregado. É preciso mudar os hábitos alimentares e emocionais para ir na raiz do problema. 



Na prática,
- Sucos verdes, que misturam frutas com folhas escuras também auxiliam na desintoxicação geral e podem auxiliar no funcionamento do fígado. E ainda, se nada ajudar, um suquinho de maracujá sempre ajuda!!
 Suco restaurador do fígado, 
1 beterraba pequena, 3 maças sem semente, folha fresca de boldo, suco fresco de 1 limão. Bata no liquidificador, coe e beba.

Pensamento Obsessivo, a Digestão e a Gastrite



Continuando o Tema das Emoções com o funcionamento pleno do corpo irei abordar um assunto bem delicado: Comportamento ObsessivoDe acordo com a Medicina Chinesa, o estado emocional patológico ocorre quando há fixação em uma única emoção – a tristeza, a raiva ou a ansiedade e a preocupação, por exemplo. O que representa bem um comportamento obsessivo, a FIXAÇÃO EM UM SENTIMENTO ou COMPORTAMENTO. 
A maioria das pessoas não é Obsessiva, mas tem comportamentos obsessivos, como por exemplo uma irritação constante com algo, ou uma tristeza prolongada. E por mais que você tenha consciência deste comportamento, muitas vezes não consegue se livrar dele. E ele fica te perseguindo durante um longo período.

Qual é a consequencia do comportamento Obsessivo?
O grande problema de manter um comportamento, pensamento ou um sentimento fixo é o efeito negativo que o acumulo irá gerar no organismo. 
 Há uma máxima chinesa que diz: “A permanência exagerada em um estado emocional pode lesar órgãos internos, assim como a lesão de órgãos internos pode gerar estados emocionais alterados”.

 O grande benefício do tratamento de transtornos emocionais com a Medicina Chinesa e naNutrição Funcional é o de que não importa o que vem antes, ambas as facetas do transtorno serão tratadas simultaneamente  E com a reeducação nutricional a mudança começa a ser natural, pois você já percebeu o problema e começou a se abrir para ele. 
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Gastrite e Comportamento Obsessivo:E se tentarmos encontrar uma relação entre uma doença ou um incomodo corporal e o comportamento Obsessivo temos um exmplo que é o primeiro da lista: A Gastrite! Quando uma pessoa fica pensando fixamente em algo, a gastrite logo surge. Mas porque??

O Trato Gastrointestinal possui um sistema nervoso próprio chamado Sistema Entérico. Este, por sua vez, é formado por uma série de células nervosas e neurônios que possuem ligação direta com o sistema nervoso central e o cérebro. Justamente por isso é possível observar que grandes flutuações de humor e emocionais interferem em uma reação do estômago. Em pesquisas realizadas há alguns anos, o estômago e o intestino foram, inclusive, chamados de o segundo cérebro do corpo humano.



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Portanto quando a pessoa tem um comportamento obsessivo ou um pensamento fixo em algo o primeiro orgão que irá ser prejudicado é o Estômago. Então fica a dica, começou a sentir uma dor no estômago, pare, se perceba e avalie se você não está sismado demais com algo, ou com um pensamento fixo na sua cabecinha!! A partir de então, busque sua própria solução, encontre caminhos que lhe ajudarão a sair deste estado de espirito, como já disse a mudança de comportamento alimentar pode ser um caminho direto para essa mudança;

Baço Pâncreas e a Tristeza


Continuando com a nossa série de Emoções e Doenças vou falar hoje do Baço/Pâncreas e a Tristeza. 
Pra  quem não sabe Pâncreas é responsável pela produção da Insulina, que por sua vez regula a Diabetes, portanto, quando o Pâncreas não está funcionando direito o Risco do Surgimento do Diabetes é Maior. 

Não sei se você já ouviu está expressão, mas dizem que a Diabetes é a Doença de quem está triste, sem motivação para viver. E faz sentido, se pararmos pra pensar que nos dá energia é o Carboidrato. E o que exatamente a ocorre quando a pessoa Adquire a Diabetes? A metabolização (ou seja, a digestão) dos carboidratos é prejudicada e a pessoa tende a ficar mais cansada, com menos pique para fazer suas atividades. 


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E ai ocorre um ciclo: 

Tristeza --> Prejuízo no Pâncreas --> Falta de disposição --> Mais tristeza --> Prejuízo no Pâncreas --> e assim consecutivamente. 

Como todas as glândulas, o pâncreas depende das condições emocionais e psicológicas da pessoa, fatores responsáveis por seu bom ou mau funcionamento. A disposição do indivíduo em aceitar com doçura as coisas que ocorrem em seu meio é a condição básica para um perfeito funcionamento do pâncreas. O ser que se desencantou com tudo à sua volta vive hoje numa recusa em acatar atitudes e fatos, permanecendo indiferente ao que estejam fazendo. Essa perda de vitalidade se reflete na dificuldade de assimilação do Carboidrato pelo organismo.

A carência de carboidratos resulta em perda de vitalidade física, expressando a falta de motivação para agir diante das contrariedades. Essa pessoa passa a ver a vida com acentuada desconfiança, pessimismo e amargura, chegando a perder a própria alegria de viver, como veremos mais adiante, na diabetes. Esse estado em que se encontra termina por reduzir a secreção pancreática. Essa insuficiência também é decorrente das críticas guardadas para si e nunca externadas.

Como Se prevenir e Melhorar o Funcionamento do Pâncreas:
Como vimos até aqui, absorver alegremente os acontecimentos de nosso meio constitui-se em fator fundamental para um perfeito funcionamento do pâncreas. Para que isso ocorra, o humor passa a ser ferramenta de base para se tirar proveito de situações contrárias.

Encarar os desafios com alegria favorece um maior fluxo de vida, suavizando complicações do dia-a-dia. Aquele que não se permite contagiar pelo negativismo ou derrotismo dos que o cercam retira sempre o melhor que a vida pode lhe proporcionar.
O otimismo, enfim, regula a função metabólica do pâncreas, resultando em saúde e vitalidade física. Ao contrário, o pessimismo é o "pivô" da redução nas funções pancreáticas.
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E em relação a Alimentação?
Como já disse aqui várias vezes, uma alimentação equilibrada, rica em alimentos integrais, verduras, legumes, frutas, grãos, e Água é Fundamental. Sempre de forma equilíbrada, não adianta comer tudo de uma vez, não é mesmo?!

Na medicina chinesa, existem um foco nos alimentos que ajudam a Tonificar este orgão, estes alimentos são:
Abóbora,
Açúcar mascavo,
Alho,
Amendoim, 
Berinjela,
Canela em pau,
Castanhas,
Cenoura,
Cravo,
Figo,
Gengibre,
Inhame,
Manjericão,
Mel,
Noz moscada,
Pepino,
Anis estrelado,
Uva e vagem

Destes gostaria de destacar a Canela, que na Nutrição Funcional estudos já demonstraram que ela é uma aliada a redução da diminuição da absorção do Açúcar, ou seja é aliada a Diabetes, desta forma podemos associar a Nutrição Funcional à Medicina Chinesa.
gengibre, novamente na Nutrição Funcional relacionamos o gengibre a um equilíbrio no Processo Digestivo e a uma melhora geral do Corpo Humano, principalmente em relação a metabolização e absorção de nutrientes, portanto podemos Relacioná-lo a uma melhora da Diabetes também!
E o alho, um conhecidíssimo antioxidante, que quando consumido crú, reduz rio de doenças do coração, assim como a Diabetes!
O que eu acho mais Bacana é Conseguir associar as 2 ciências da Saúde e perceber que sempre há alguma ligação entre elas!!!

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