terça-feira, 5 de agosto de 2014

Alimentos que não engordam a noite

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Para manter o peso e a saúde em dia é necessário atentar-se à alimentação durante o dia todo, do café da manhã ao jantar. Para quem ainda tem dúvidas sobre o que comer no jantar, é importante ressaltar que a última refeição do dia deve ser leve não só para não engordar, mas também para dormir bem. “O sono reequilibra hormônios responsáveis pela sensação de prazer, humor, boa disposição, além de aumentar a sensibilidade à leptina, responsável por informar ao organismo a ausência da fome”, explica a consultora do sono, Renata Federighi.

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O que comer a noite?


Para matar fome a sem engordar e dormir bem, aposte em alimentos ricos no aminoácido triptofano. “O triptofano é um aminoácido que participa da formação da melatonina, hormônio responsável pela sonolência”, comenta a consultora. Alimentos como queijos magros, leite, frutas como maçã e uva, além de castanhas e amendoins são ricos nesse elemento.
Alimentos ricos em selênio também são boas opções para o jantar. Além de ajudar a eliminar toxinas do organismo, esse mineral é antioxidante. Aposte em peixes como sardinha e salmão, que podem ser consumidos cozidos ou grelhados. Já as frutas como mamão, tomate e melancia, além de serem de baixa caloria, são ricas em licopeno um forte antioxidante que ajuda a renovar as células durante o sono.

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Pode comer carboidrato à noite?

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Embora seja visto como um vilão das dietas, o carboidrato é um nutriente importante, responsável pela produção de energia e que deve estar presente em todas as refeições. A noite, a dica é apostar no grupo de carboidratos complexos, pois eles demoram mais a liberar glicose no sangue e exigem menor produção de insulina (hormônio que é menos metabolizado durante o sono). São alimentos com carboidratos complexos os cereais integrais, linhaça, aveia, entre outros.

Qual é o melhor horário para jantar?

Para que o organismo tenha tempo suficiente para fazer a digestão do jantar e ir dormir sem a sensação de estômago pesado, o ideal é fazer a última refeição do dia cerca de duas ou três horas antes de ir para a cama.

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