quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Benefícios do ômega 3

Ácido graxo é encontrado em alguns peixes, na linhaça e em outros alimentos

por Marina Lopes

A maioria das dietas prega o corte quase radical de gorduras para a perda rápida de peso, mas a verdade é que nem todos os lipídios são ruins. Alguns alimentos são ricos em gorduras do bem, substâncias responsáveis pela manutenção da saúde e que trazem uma série de problemas quando estão em falta.

O que é ômega 3? 

ômega 3 faz parte deste grupo de gorduras boas, chamadas poli-insaturadas. “Os ácidos graxos ômega 3 representam uma família de compostos lipídicos que não podem ser sintetizado pelo organismo humano e por isso devem ser obtidos pela dieta”, explica a nutricionista da clínica Super Healthy, Paola Moreira.



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Ômega 3 para saúde 

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Ao ser absorvido pelo organismo, o ômega 3 atua na 
formação da membrana de todas as células (inclusive dos neurônios)  e passa a interferir no transporte e na produção de inúmeras substâncias no corpo. “Estes compostos que dependem do ômega 3 para atuar têm importante ação, pois minimizam ou evitam a produção de fatores inflamatórios”, afirma a especialista.
Desta forma, esta gordura insaturada é bastante útil no tratamento e prevenção de doenças do coração e arteriais, diabetes, artrite, doenças autoimunes, depressão, estresse, obesidade e desordens de pele (como a acne), além de melhorar as funções cognitivas do cérebro.
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Os benefícios do ômega 3 não param por aí. Esse ácido graxo também tem papel fundamental na redução dos níveis de triglicérides e colesterol ruim do sangue, enquanto trabalha para a formação do colesterol bom.

Alimentos com ômega 3 

A principal fonte de ômega 3 são os peixes de águas profundas, como salmão, bacalhau, cação, atum e sardinha. As sementes de linhaça e de chia, com potente ação anti-inflamatória e antioxidante, também são riquíssimas nesta gordura boa.
Vegetais escuros como brócolis, couve de Bruxelas, espinafre e rúcula contêm ômega 3, mas em menores quantidades, assim como os óleos de soja, milho e girassol.
Ficou com vontade de preparar uma refeição saudável para aproveitar todos os benefícios do ômega 3? Então confira este vídeo e aprenda a preparar um delicioso salmão com crosta de gergelim.

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