sábado, 24 de março de 2018

Fatores Atravancadores da Reciclages Existenciais - Mudanças

Resultado de imagem para MUDANÇAS EXISTENCIAIS
  • Síndrome de Gabriela: Nos anos 70 a Rede Globo exibiu uma novela, cuja protagonista era chamada Gabriela, interpretada pela atriz Sonia Braga, cuja música tema, cantada por Gal Costa, tinha em sua letra o seguinte refrão: “… eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim, vou ser sempre assim, Gabriela, sempre Gabriela… Assim, a síndrome de Gabriela é um comportamento que se manifesta pela atitude de recusa à mudança e resistência aquilo que é novo ou diferente dos padrões pré-estabelecidos.
  • Medo: muitas vezes as pessoas fogem das mudanças por causa do medo. O medo de dar errado, o medo de não conseguir, o medo de se frustrar, o medo de arriscar, o medo do ridículo, o medo de não ser aceito, o medo de sentir medo.
  • Decidofobia: medo de decidir, preferir ficar na zona de conforto. Viver a vida como aquela música do Zeca Pagodinho: “deixa a vida me levar, vida leva eu…”
  • Procrastinação: empurrar com a barriga, deixar para amanhã, não agir, não tomar decisões.
  • Ganhos secundários: em geral existe algum ganho que a pessoa não quer abrir mão, e que a impede de mudar.
  • Gargalos evolutivos: todos esses fatores impeditivos da renovação são considerados verdadeiros gargalos evolutivos, que uma vez superados colocam a consciência em um novo patamar, pronta para novos desafios.
Há conscins que não querem mudança de coisa alguma, nem de si mesmas
(Vieira, 700 Experimentos, p. 688)
 Qual o meu nível de recexibilidade?
(Vieira, 700 Experimentos, p. 685)

Nenhum comentário:

Seguidores